terça-feira, 14 de setembro de 2010
joaquim ferreira macedo - o mecenas da musica
joaquim ferreira macedo ( 1870 - 1942
Grande impulsionador das causas da tuna , tendo dedicado toda a sua vida á tuna que fundou , sendo inesquecível a rivalidade que protagonizou a partir de 1908 com o seu compadre e amigo Joaquim Rocha , cuja zanga duraria até ao fim das suas vidas . As razões da mesma foram originadas por questões politicas e não musicais , mas que se extremariam devido á influencia do padre Celestino , que entraria em guerra permanente com os seus adversários , apoiando o Macedo como mestre e por essa razão daria o fim á ESTUDANTINA . Foi presidente da junta de 1912 a 1925 cuja obra foi assinalável , tornando a sua tuna como o centro da sua vida , entregando ao grande Tavares a orientação da mesma , investindo o seu poder económico na manutenção da mesma , que o descapitalizaria e acabaria a sua vida na miséria e esquecido . Pela dedicação que deu a esta terra era merecedor doutro tratamento .
Outras figuras da Tuna Velha
ANTÓNIO JOAQUIM CARVALHO ( da marinheira ) 1881 - 1942
Nasceu no lugar da Sobreira no ano de 1881 , entrando para a Estudantina por influencia de Francisco da Ferreira , sendo um razoável executante de violão e flauta ; fez parte do núcleo duro da Tuna Velha em 1908 que entrou em rota de colisão com Joaquim Alves da Rocha . Poeta de rima simples , foi o autor de todas as composições ao Menino e das Marchas com o João Lopes Tavares , tendo em 1938 lançado um livro de poesia denominado de “ António “, no qual dedicou um poema á sua posição de musico e o gosto que tinha pela mesma , dando-lhe o nome de “ O MEU VIOLÃO “:
Querido violoncelo
Ó meu leal companheiro
Onde ficares também fico
Mas quero ser o primeiro .
Não há outra posição
Na musica igual a essa ,
É cabeça com cabeça
Coração com coração .
eu quero-te á minha altura
que és instrumento sem par ,
quero fazer realçar
tua elegante figura .
Um problema de saúde muito cedo o tirou das lides da tuna , mas continuou o autor das composições em parceria com o Tavares até 1930. O seu Filho Francisco da Marinheira segui-lhe as pisadas na Tuna Velha .
JOAQUIM Sá rosas
Natural de Paços de Brandão , foi um excelente violinista e grande impulsionador do cinema local onde se tornaria juntamente com o Ramiro Relvas os responsáveis pelo período de maior fulgor desta casa.
MANUEL SOARES DA FONTE
Natural de Valadares veio pela mão de João Tavares em 1922 com a idade de 18 anos , mantendo-se durante muitos anos pela região , sendo considerado um dos melhores violinistas que por cá passou , tornar-se-ia a partir de 1935 o regente desta tuna , após o seu fim continuaria a ser regente da Tuna Musical de 1939 a 1942 , seguindo-se uma larga experiência pelas tunas da região , entre essas a Tuna Musical de Oleiros . Por influencia do Tavares dedicou-se á composição , sendo responsável de reportório em muitas das tunas onde exerceu a função.
Francisc0 leite ( Chico da ferreira )
Amigo de Joaquim Macedo , foi juiz de paz desta localidade durante muitos anos , encostou-se á tuna velha e também foi um acérrimo defensor da mesma . Tocava ocarina , era muito amigo de Augusto Rosas , tornando-se famoso pela habilidade na construção dos Arcos onde foram afamados o jeito que possuía na feitura de harmoniosos contrastes feitos de papel.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário