quinta-feira, 16 de setembro de 2010

a foto final da Tuna em 1980


Apesar deste apagamento o sonho da construção do edifício da Academia seria realidade no dia 6 de Abril de 1991 , cujas instalações conta com uma área bruta de 4500 metros quadrados , distribuída pela cave , rés do chão , 1º- e 2º- andares, onde se ressalva a existência de 30 salas de aulas, um auditório com 300 lugares , camarins , biblioteca , salão de ballet e salão da Tuna ; esta grandiosa obra seria inaugurada pelo então 1º- ministro , Cavaco Silva, encerrando dezenas de anos de tentativas de construção de sede própria mas caricata mente no período em que se inaugurou finalmente a sua sede já não existia a instituição de 1870 … valha ao menos que se tornou em Academia de Musica e as coisas da tuna são coisas do passado. A instituição ficou denominada de TUNA MUSICAL BRANDOENSE /ACADEMIA DE MUSICA ,cujo objectivo foi o de incutir na população em geral , principalmente junto das camadas mais jovens ,a necessidade do o envolvimento na musica , promovendo para o efeito a criação de coro infantis , com frequência gratuita das crianças do Concelho , permitindo a actuação nas várias audições internas nesta Academia . Apesar do sonho de muitos carolas ainda agarrados ás coisas do passado das antigas tunas , que ainda sonham com o aparecimento duma tuna , esta instituição tem sido exemplar na formação e no ensino da musica , onde têm saído bons executantes , estando na forja que dia menos dia a almejada Orquestra de Câmara será uma realidade . Como homenagem aos re -fundadores que tornaram realidade a constituição da Associação . Cultural ,Tuna Musical Brandoense , que foi assinada no 1º- cartório da secretaria notarial de S.M. da Feira desta instituição aqui realço os seus nomes:
Manuel Ferreira da Costa , Joaquim Alves Gaspar , Roussel André Carvalho , Américo Dias Marques , Joaquim da Cunha Ricardo , Ramiro Correia da Rocha , Januário da Silva Monteiro , Joaquim Ferreira de Oliveira , Simão José Dias Marques , Jofre Pinto de Sá , António Pereira de Sousa e Ramiro Oliveira Relvas.

Antes do seu total desaparecimento ficou como testemunho esta foto, onde velhos e novos tocadores , orgulhosamente posam como homenagem aos fundadores da ESTUDANTINA de 1870

Sem comentários: